A BIBLIOTECA

É de supor-se que o termo vinária já indica ao leitor que a biblioteca de que falaremos aqui tem a ver com vinho, Pois a Biblioteca Vinária Reppucci é precisamente um acervo composto de itens que de alguma forma se relacionam com o vinho.  Objetiva-se esclarecer que os itens não necessariamente se dedicam ao vinho, mas que neles o vinho ou o que lhe diz respeito está presente. Por outro lado, diz-se "itens", porque a biblioteca é composta não apenas de livros mas também de revistas, documentos e manuscritos.

Cerca de 75 a 80% do acervo é formado por obras cujo tema está diretamente ligado ao vinho, à vinha, à uva, sob todos os temas e formas de abordagem, isto é, obras técnicas, de divulgação, de propaganda, de história, literárias. Obras sobre as uvas, suas espécies, cultivo, vindima, doenças, produção e tipos de vinhos, vasilhames, armazenamento (adegas) etc. Escritas em diferentes línguas: português, francês, inglês, espanhol, italiano, latim, grego; o alemão está pouquíssimo representado no acervo, em que pese um de seus principais itens ser um incunábulo impresso no idioma de Goethe. Muitas são as obras em latim, mas na quase totalidade a presença do vinho é acidental. Também neste caso ocorre curiosa exceção: um dos incunábulos é o texto impresso mais antigo que se conhece dedicado inteiramente ao vinho.

 

Entretanto, o propósito deste livro é mostrar um pouco dos restantes 20 a 25% da biblioteca que são (para além de sua óbvia qualidade e relevância ímpar como acervo vinário) o que a distingue, engrandece e valoriza como formidável fonte de informação cultural; e por fim, mas não menos importante, é o que retrata o caráter, a motivação e a sensibilidade do colecionador.

Nossa expectativa é que este trabalho consiga demonstrar como um lazer, escolhido inicialmente para ocupar tempo antes dedicado a atividades profissionais, pode resultar quase em paixão e levar à realização de um empreendimento formidável, benemérito e permanente. Quando o engenheiro Juan Carlos Reppucci decidiu, no início da década de 1990, adquirir e colecionar obras que tinham a ver com "a bebida dos deuses" que ele tanto apreciava, estava longe de imaginar que essa escolha o levaria a uma aventura empolgante e que lhe abriria as portas para panoramas inteiramente diferentes daqueles que foram cenário de sua vida de empresário.    

12
9
13
5
4
7
6
3
14
juan site varias
8
livro